

desde 1980
O que é Yoga?
Yoga significa união, integração. Integração da personalidade humana em todos os níveis: físico, mental, social, intelectual, emocional e espiritual. Yoga é uma prática que leva à saúde integral do praticante.
O que é Yoga Científica?
É a yoga interpretada com base na ciência moderna, aplicada ao homem ocidental e às necessidades do modo de vida atual. Em 1920, na Índia, Swami Kuvalayananda inicia as pesquisas científicas das práticas de yoga sem deixar de lado os aspectos filosófico-literário e terapêutico da yoga.
Benefícios da Yoga
As diversas práticas da yoga integram e reequilibram corpo, mente e emoções. Como resultado observamos:
-
Diminuição do stress e das tensões físicas; aumento da flexibilidade e alongamento muscular com consequente alívio de dores no corpo; melhora postural.
-
Melhora da respiração; maior atenção e concentração; estabilidade emocional e saúde mental.
-
Um estado de relaxamento e mente alerta, o que permite avaliar valores e atitudes da vida diária.
Histórico
Yoga é um dos seis sistemas filosóficos ortodoxos indianos, uma das mais antigas civilizações do mundo desenvolveu-se por volta de 3000 a.C. no vale fértil do rio Indo. Escavações indicaram a existência de uma civilização desenvolvida, com cidades bem planejadas e escrita própria (ainda não decifrada).
Peças de argila com figuras humanas foram posteriormente relacionadas à Yoga, sugerindo que ela já fosse conhecida por essa civilização há mais de 2.500 anos antes de Cristo.
A Yoga manteve-se por longo tempo como uma tradição oral até o primeiro texto conhecido, Yoga Sutras de Patanjali, que viveu aproximadamente entre os séculos II a.C – II d.C. Neste texto, a Yoga é descrita em oito itens, partindo de um código de ética, passando por aspectos físicos e mentais, culminando na integração de todos os aspectos ser humano. O estudo científico da Yoga teve início na Índia com o Swami Kuvalayanda em 1924.

